Diga-me com quem andas que te direi quem és
Falava minha mãe. E a sua, provavelmente também. Mas será que isso é verdade? Talvez não quem nós somos, mas possivelmente quem iremos nos tornar.
Quantas vezes não chegamos com aquela decisão importante que pode mudar nossa vida, elevando-a para outro patamar de qualidade, como correr uma maratona, largar o emprego para abrir nossa empresa ou emagrecer, e um amigo nos joga pra baixo? Faz questão de mostrar detalhadamente tudo o que pode dar errado, como será difícil e pinta um quadro tão negro que você se convence e acaba desistindo?
Ou, se você tiver mais sorte, conta seus projetos para aquele outro seu amigo e recebe 10 kg de motivação?
Na verdade, somos diretamente influenciados pelo meio onde vivemos e pelas opiniões, pontos de vistas e atitudes das pessoas que estão inseridas nesse meio. E, obviamente, quanto mais próximos, maior a influência.
Pensa comigo: quando você está conversando com uma pessoa altamente positiva, cheia de energia, alegre, motivada, quando você vai embora não fica com uma sensação boa? É como se tivesse se ‘contagiado’ com aquela energia positiva.
E o contrário também não acontece quando você fica próximo de uma pessoa negativa, que fica sempre reclamando da vida e falando mal dos outros?
Então… agora multiplique isso por 5 e terá uma noção do grau de influência que sofremos.
E o que Você pode fazer?
Comece fazendo uma lista das pessoas que você mais convive. Em uma coluna coloque as pessoas que podem contribuir com a sua vida e na outra as pessoas com potencial para serem influências negativas. E passe o máximo de tempo possível com quem pode te puxar para cima. Simples assim.
Pessoas tóxicas que você deve se afastar
- A pessoa que não gosta de você
- A pessoa que vive estressada
- A pessoa que vive reclamando da vida ou fazendo ‘mimimi’
- A pessoa que sempre discute com você
- A pessoa que usa você
Observe as pessoas de maior sucesso que você conhece e perceba quem as cerca. Quase certo que serão as pessoas que possuem a mesma mentalidade de sucesso.
Selecionar com cuidado quem fica ao nosso redor é bem importante. Lógico que tem coisas na vida que a gente não escolhe. Nesses casos, nós é que temos a responsabilidade de ser a força que elevar o grupo, colocando quem a gente ama em um nível melhor sempre que possível.
Escolha quem você quer ser e procure andar com as pessoas que possuem conteúdo para que seja possível absorver conhecimentos e traçar caminhos em comum. Esteja sempre disposto a aprender mais e aprender com quem já chegou onde você almeja!
Já ouvi de uma amiga empreendedora a seguinte frase: se você for a pessoa mais inteligente da mesa, você está no lugar errado. Porque ali você não vai aprender nada.
Etiquetas: motivação