Quero empreender – Dicas de quem está há 18 anos no mercado

O que eu aprendi nesses 18 anos empreendendo

No último dia 21 de março minha agência completou 18 anos e ao longo desse tempo foram vários aprendizados. No início, vim de um mundo totalmente tradicional, quando comecei a empreender, tudo veio dessa cultura portuguesa onde para ser bem sucedido você precisa ter muitos funcionários, muita matéria, hoje o mundo mudou.

Depois de 18 anos não é mais o número de funcionários que define o seu sucesso e sim o quanto você realmente cura a dor do seu cliente.

Falando de todo esse tempo empreendendo, comecei em uma empresa tradicional no mercado e hoje, com todas as mudanças, passamos a ser um negócio totalmente digital.

E se eu pudesse dar alguns conselhos pra quem está empreendendo, seriam estes:

1 – O sucesso não tem uma fórmula, mas ele deixa rastros

Eu sempre tive essa intuição de ouvir o cliente, entender o que ele precisava e de forma inovadora, fazer algo diferente, que ninguém houvesse criado.

Nos últimos 5 anos fiz diversas mentorias com executivos de sucesso e descobri que, essa característica inquieta e de fazer sempre o diferente é algo em comum em todos esses empresários.

2 – Tenha mentores

Tenha mentores que queiram te ajudar verdadeiramente. Entenda que essa troca, muitas vezes envolverá um valor, mas que você sairá com um resultado satisfatório.

3 – Ouça o seu cliente

Deixe que ele fale qual é a sua dor, você não precisará de muito esforço para entender o que ele precisa.

4 – Colaboradores

Uma empresa é feita das pessoas que nela estão. A empresa pode ser reflexo do dono, mas são os colaboradores que irão impulsioná-la. As pessoas que ficaram até agora, são as que são realmente necessárias no seu momento atual.

5 – Aprender sempre

Precisamos conhecer o nosso produto ou serviço, nossos concorrentes. Precisamos ter autoconhecimento e acima de tudo, saber qual é o nosso propósito e pra onde iremos.

 

Preciso te dizer verdadeiramente que, não existe receita pronta para ser uma empresária de sucesso, mas seguindo os passos de grandes mentoras, o seu caminho pra chegar lá será mais assertivo!

 

Quer mais conteúdo?

Confere agora o vídeo completo!

 

Vai empreender e não sabe como começar? Eu te ajudo!

Fiz uma série de vídeos para empresárias de Alta Performance e tenho certeza de que irão te ajudar nesse momento.

É só acessar Quero ser uma Empresária de Alta Performance

 

Etiquetas: , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *